quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Nome do cursista
Maria Lúcia Silva de Souza
Nome da Escola: Local (cidade/estado) Geogete Eluan Kalume , Rio Branco - Acre
Série: Número de alunos: 3º ano , 24 alunos
Professores envolvidos:  Todos
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto Escola Sustentável “A minha escola é diferente”
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
A escola Georgete Eluan Kalume, vem articulando no PPP a cada ano novas iniciativas em relação á preservação do meio ambiente, esse tema faz sentido no que se diz repeito ao nosso cotidiano, porque ao acordar, tomar banho e se alimentar , sair de carro, até o andar na escola na rua, ligar o computador , tomar cafezinho... Todas essas ações fazem parte do nosso dia a dia e acarretam impactos ambientais, sociais e econômicos .
Por que?

4. Objetivo (s)
Implantar práticas sustentáveis na escola, respeitando o meio ambiente .
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
A importância para a água para a vida na terra ;
O desenvolvimento dos vegetais ;
A dinâmica da atmosfera terrestre ;
As transformações químicas ;
Os tipos de poluição ;
Os combustiveis renováveis e não-renovaveis ;
As cadeias alimentares ;
Os ciclios de carbono e de nitrogênio ;
A importância dos aqüíferos ;
O estudo das populações entre outros ;
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Todas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Etapas previstas : 1ª etapa – Planejamento em equipe ;
2ª etapa – Diagnostico inicial ;
3ª etapa – Implantação – Energia , água , resíduos , biodiversidades ;
4ª etapa – Definição de conteúdos disciplinares ;
5ª etapa – Sensibilização da comunidade ;
6ª etapa – Manutenção permanente das ações ;
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Conta De luz e água , plantas do projeto da escola , planilha para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdícios , papeis para mapas e croquis e material escolar em geral .

9. Registro do processo
Administrativo ;
Comunidade ;
Aprendizagem .

10. Avaliação e Resultados esperados
Recordando o que a escola espera alcançar, e questione se eles foram atingidos , total ou particularmente . Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles q merecem mais aprofundamento . Avalie também o envolvimento da equipe e dos alunos , se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação aos desperdícios  e ao consumo .

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Feira escolar para divulgar os resultados do projeto .
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
DIDONET, Marcos A natureza da paisagem : Energia recurso da Vida : Livro do professor. Rio de Janeiro: Cina, 2006
Sites, vídeos, livros...filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário